A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

Comunidade Quilombola recebe quintal orgânico em Canguçu-RS - Notícias | Projeto Quintais

Notícias

Comunidade Quilombola recebe quintal orgânico em Canguçu-RS

Publicado em 08/10/2014 pela Equipe de Comunicação do Projeto Quintais

A equipe do Projeto Quintais viajou ontem (7), para entrega de Quintal Orgânico na região. A beneficiada foi Inajara Flores da Silva Maass, que foi contemplada pelo projeto juntamente com seu marido Edgar Maass, e o filho de 5 anos, Douglas. O quintal está localizado no 5º Distrito de Canguçu, na comunidade Armada, próximo ao Rio Camaquã, e deverá beneficiar além dos 3, outros 4 familiares que moram perto do local. Uma delas é a avó Clair Flores da Silva, que contou que tem propriedade próxima e está sempre presente para cuidar dos netos.

Bem próximo da região, nossa equipe prestou assistência ao quintal orgânico do seu Roberto de Matos, localizado também no 5º Distrito de Canguçu, na comunidade Cerro das Velhas. Roberto mora com sua esposa Libania Ferreira de Matos, e seu filho João Alberto, mas tem duas filhas que moram próximo. A família foi beneficiada pelo projeto em 2009, e hoje, com quintal ampliado, também já produz morango, ervilha, feijão, batata e couve. Através dessa ampliação, hoje em dia também já auxilia indiretamente outras famílias que pertencem à mesma Comunidade Quilombola de seu Roberto.

Aos 70 anos, ele conta que sempre morou na região e se criou em uma fazenda ao lado de onde mora atualmente. Sua primeira casa foi um rancho de palha, e não tinha luz. Com muito esforço, seu Roberto começou a construir uma nova moradia e, logo foi contemplado com o quintal orgânico do projeto, que até hoje é motivo de muita alegria pra família. “Ele é o xodó da gente. A gente cuida muito. Dedica muito tempo pra ele. É uma beleza esse quintal, melhorou muito nossa vida”, contou.

A família também faz artesanato como uma forma de geração de renda e perpetuação dos costumes. João trabalha com artesanato de palha de milho, e a mãe Libania confecciona tapetes de fuxico com retalhos de pano. Os dois devem comparecer à Expofeira em Pelotas, para expor seus trabalhos.

Outro beneficiado que teve seu quintal vistoriado pelo projeto foi o assentado Adolfo Mallmann. A família de 7 pessoas, foi contemplada pelo projeto em 2005, quando surgiu a necessidade de produzir frutíferas ricas em vitaminas e fibras, pois a propriedade já produzia hortaliças, grãos criação de suínos e gado de leite. Seu Adolfo é produtor e técnico em agroecologia, e em sua propriedade tudo é à base da tecnologia agroecológica, ou seja, sem o uso de agrotóxico. Hoje com o quintal orgânico concedido pelo projeto, e da produção das frutíferas orgânicas, Adolfo completa sua produção sustentável.

Desde o inicio do projeto, já foram implantados 75 quintais no município de Canguçu que estão beneficiando 4.258 pessoas, entre assentados, quilombolas, agricultores familiares e comunidades escolares.

© 2004-2024 Projetos Quintais Orgânicos de Frutas - Embrapa Clima Temperado