Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DIVERSIFICAÇÃO

Projeto Quintais é um dos destaques do espaço da Embrapa

Foto: Alencar da Rosa

Visitantes que forem até o espaço da Embrapa podem conferir os pomares e até degustar frutos

Dos tantos espaços apresentados na 21ª Expoagro Afubra, um dos mais tradicionais é o da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). No local, é possível conferir as tecnologias demonstradas na diversificação de grãos, cereais, hortaliças, forrageiras, frutas de clima temperado, produção leiteira e cana-de-açúcar.

O Projeto Quintais, que em 2023 completa 20 anos, é uma das atrações do espaço da Embrapa. O analista de transferência de tecnologia e coordenador do projeto, Fernando Rogério Costa Gomes, destaca que o Quintais está presente na Expoagro há 12 anos. “Ele nasceu no programa Fome Zero, visando a segurança alimentar. Já implantamos 2.579 quintais nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ele tem uma contribuição ambiental muito grande porque 50% das plantas são nativas.”

LEIA TAMBÉM: Mais de 70 agroindústrias participam pela primeira vez do Pavilhão da Agricultura Familiar

Publicidade

Fernando Rogério Costa Gomes é analista de transferência de tecnologia e coordenador do Projeto Quintais

Gomes explica que o Projeto Quintais já superou a marca de 400 mil árvores plantadas, das quais mais de 200 mil são frutíferas. “Em uma área pequena, de 1,2 mil metros quadrados, o agricultor pode praticar e aprender com as tecnologias, ampliar, sair do quintal para um negócio, a fim de gerar renda e empregos”, observa o coordenador. 

Além desse projeto, o espaço da Embrapa na Expoagro apresenta outras várias tecnologias e programas, como o Embrapa Uva e Vinho e o Leite Seguro. “Estamos presentes na Expoagro com vários centros de pesquisas, com especialistas e analistas transferindo essa tecnologia, e não só isso, estamos trocando conhecimento com visitantes, agricultores e público em geral. Nosso foco é mostrar o que temos, aprender e levantar as demandas para retroalimentar a pesquisa, levando aos pesquisadores aquilo que a gente identificou como uma necessidade. A função da Embrapa é gerar soluções”, acrescenta o profissional.

A Embrapa participou dos 21 anos de Expoagro até agora. Gomes salienta que a feira é a maior voltada à agricultura familiar que ele conhece. “É uma vitrine tecnológica. Hoje é forte também o comércio, a agricultura familiar, os pavilhões, e é uma ótima oportunidade de expor seus produtos”, observa.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Vai visitar a Expoagro? Confira dicas de trajeto para chegar ao parque

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.