Notícias

Santa Cruz do Sul/RS

Segunda, 15 de maio de 2023 - 14h21min

Philip Morris Brasil destaca parceria em projeto da Embrapa

Melhorar a rentabilidade dos agricultores familiares com a composição de quintais de plantas frutíferas e outras culturas é o objetivo do Projeto Quintais Orgânicos de Frutas, desenvolvido pela Embrapa Clima Temperado. A iniciativa, que completa 20 anos, implementou 2.579 unidades, beneficiando 74.581 pessoas. Parcela importante desse total vem da parceria firmada entre a Embrapa e a Philip Morris Brasil (PMB) que, em pouco mais de cinco anos, já formou 470 quintais, favorecendo 9.401 produtores, em diferentes regiões espalhadas pelos três Estados do Sul do País.

Segundo Fernando Costa Gomes, engenheiro agrônomo da Embrapa e coordenador dos Quintais Orgânicos, os produtores de tabaco, integrados ao projeto desde o início da parceria com a Philip Morris, são muito interessados e comprometidos com a implantação, cultivo e com a capacitação técnica oferecida pelos técnicos da Embrapa e fortalecida pelos instrutores da empresa. “É uma ferramenta importante para incentivar os produtores a adotarem novas tecnologias que permitem a diversificação da matriz produtiva, contribuindo com a agrobiodiversidade, saúde e geração de renda”, enfatiza o coordenador.

A transferência de tecnologias desenvolvidas e aplicadas pelo Projeto Quintais Orgânicos de Frutas, como novas variedades de plantas, implantação, manejo e produção de espécies vegetais, aumenta o conhecimento sobre o processo e agrega valor aos produtos agrícolas. Reconhecido e incluído na Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), a iniciativa tem por princípio a produção ecológica de alimentos, baseada em aspectos culturais, étnicos, ambientais, alimentares, econômicos e medicinais.

Para a formação de cada quintal, as famílias dos agricultores recebem 60 mudas frutíferas de um conjunto de 20 espécies, como pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja-do-rio-grande, araçá-amarelo, araçá-vermelho, goiaba e outras. Além das frutas, os pequenos proprietários rurais também recebem sementes e mudas e passam a cultivar feijão, milho, quatro cultivares de batata doce, forrageira BRS Kurumi e duas cultivares de cebola. Ao todo, são cultivados no interior de cada quintal 29 produtos diferentes.

Para que os quintais sejam formados e produzam satisfatoriamente, os responsáveis pelas propriedades, além de receberem as mudas e sementes, são capacitados sobre adubação, irrigação, controle de pragas e poda. As espécies escolhidas frutificam durante todo ano, podendo ser utilizadas tanto para o consumo familiar, quanto para a comercialização do excedente in natura ou processado, gerando renda extra. Desta forma, os técnicos também fornecem orientações sobre as diversas formas de processamento, de acordo com as espécies cultivadas, como geleias, doces, sucos e outros.

Ao longo dos 20 anos de execução do Projeto Quintais Orgânicos de Frutas, o impacto ambiental gerado também é bastante representativo: nesse período, foram plantadas mais de 420 mil árvores, das quais, 200 mil frutíferas, sendo 50% delas nativas e em vias de extinção. Para o ano de 2023, a parceria com a PMB confirma a implantação de mais 80 quintais. “Iniciativas como o Projeto Quintais Orgânicos de Frutas estão em sinergia com a grande transformação da Philip Morris por um futuro sem fumaça. Temos a convicção de que a sustentabilidade é uma estratégia de negócio e a parceria com a Embrapa Clima Temperado reforça esse compromisso da empresa em contribuir com a sustentabilidade social, econômica e ambiental, promovendo impacto positivo para as famílias dos produtores de tabaco da Região Sul do Brasil”, afirma Bruno Pinto, Coordenador de Sustentabilidade da Philip Morris Brasil.


Sobre a Philip Morris Brasil

A Philip Morris International (PMI) é uma empresa internacional líder em tabaco que trabalha para oferecer um futuro sem fumaça, expandindo seu portfólio a longo prazo para incluir produtos fora do setor de tabaco e nicotina, sem alterações na cadeia produtiva. O atual portfólio de produtos da empresa consiste principalmente em cigarros e produtos sem fumaça, incluindo tabaco aquecido, vapor e produtos de nicotina oral. Desde 2008, a PMI investiu mais de US$ 10.5 bilhões no desenvolvimento de produtos inovadores sem fumaça, cientificamente substanciados, para adultos que, de outra forma, continuariam a fumar. Isso inclui a construção de capacidades de avaliação científica de classe mundial, principalmente nas áreas de toxicologia de sistemas pré-clínica, pesquisa clínica e comportamental, bem como estudos pós-mercado. Em novembro de 2022, a PMI adquiriu a Swedish Match – empresa líder em produtos de entrega oral de nicotina. A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA autorizou a comercialização de versões dos dispositivos e consumíveis Iqos Platform 1 da PMI como Produtos de Tabaco de Risco Modificado (Mrtps), constatando que as ordens de modificação de exposição para esses produtos são apropriadas. A Philip Morris Brasil atua no País há mais de 45 anos, e segue as diretrizes globais para a criação de um futuro com uma nova categoria de produtos sem fumaça. Em 31 de dezembro de 2022, 73 mercados dispunham de produtos sem fumaça da PMI, e a empresa estima que aproximadamente 17.8 milhões de adultos em todo o mundo já mudaram para o IQOS e pararam de fumar. Os produtos sem fumaça representaram aproximadamente 32% da receita líquida total da PMI para o ano de 2022. Com uma base sólida e experiência científica, em fevereiro de 2021, a PMI anunciou sua ambição de expandir para as áreas de bem-estar e saúde e fornecer produtos e soluções inovadoras que visem atender às necessidades não atendidas de consumidores e pacientes.

Fonte: Philip Morris Brasil (PMB)

+ Notícias
+ Notícias