Busca de notícias Busca de notícias

27/08/14 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Pesquisa em Fruticultura é apresentada em Congresso Brasileiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação - Equipe da pesquisa apresentam benefícios do Projeto Quintais Orgânicos, que já incluiu mais de 48 mil beneficiários

Equipe da pesquisa apresentam benefícios do Projeto Quintais Orgânicos, que já incluiu mais de 48 mil beneficiários

 
Entre sessões orais e posteres, a equipe de pesquisadores da área de Fruticultura da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas/RS, acompanha a programação e apresenta experiências no evento do XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, realizado neste ano pela primeira vez, em Cuiabá/MT, que iniciou neste dia 24 e vai até esta sexta-feira, 29. A pesquisadora Márcia Vizzotto ministra nesta quarta e quinta-feira, dias 27 e 28, o minicurso sobre Componente bioativo de frutas e suas aplicações. O evento, concentra o maior número de especialistas na temática. Nas atividades constam mesas redondas, conferências, visitas técnicas em quatro propriedades rurais, palestras satélites, homenagens da Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), assembleia geral da SBF e entrega do Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura.
 
O chefe adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Unidade, Jair Nachtigal, falou da importância do grupo mostrar a pesquisa em fruticultura realizada pela Embrapa e a oportunidade de intercâmbio de experiências. Da Unidade de pesquisas estão participando Ana Cristina Krolow, Enilton Coutinho, Fernando Costa Gomes, Jair Nachtigal, Luis Eduardo Antunes, Luiz Clóvis Belarmino, Márcia Vizzotto, Newton Alex Mayer, Roberto Pedroso de Oliveira e Rogério Jorge.
 
Entre os trabalhos apresentados destacam-se Custo de produção de mudas de citros em viveiro- telado RS; Qualidade físico-química de cultivares de morango durante o ciclo produtivo; Determinação de compostos fenólicos, caratenoides e atividades antioxidantes em genótipos de pitaia (espécies não determinadas); Estudo de consumo de azeites de oliva virgem extra; Parâmetros físico-químicos de azeites virgem extra gourmet varietais comercializados no mercado do RS; Caracterização físico-química de sucos de uva: integral, orgânico e artesanal da região de Pelotas; Efeito de tipos de mudas no crescimento inicial de sete cultivares de amexeiras; Zoneamento edafoclimático da olivicultura para o RS; Impactos socioambientais do Programa Quintais Orgânicos de Frutas; e Uso da Map ambiental na valoração monetária das degradações e externalidades ambientais na produção de maçãs.
 
A pesquisadora Márcia Vizzotto coordenou a conferência Componentes funcionais de frutas e suas aplicações nas indústrias de alimentos, farmacêutica e comésticos proferida por Luis Cisneros-Zevallos, da Texas A&M University.
 
O XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura tem como tema central Fruticultura: Oportunidades e Desafios para o Brasil, numa realização da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT), Governo do Estado de Mato Grosso e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
 
 

Cristiane Betemps (MTb 7418-RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

fruticulturacongressosessoesconferenciasintercambio