A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

Resumo | Projeto Quintais

Resumo

Contribui para a segurança alimentar, diversificação da matriz produtiva, biodiversidade, saúde e geração de renda de famílias em áreas Rurais, Indígenas e Urbanas.

Objetivo


Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população.

Sobre


O projeto iniciou em 2003 com recursos do Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome (MESA), sendo uma contrapartida da Embrapa Clima Temperado ao Programa Fome Zero. De 2004 a 2016, o projeto foi desenvolvido através da parceria Eletrobras CGTEE e Embrapa Clima Temperado. De 2013 a 2018, contou com o apoio da Finep por ter sido agraciado com o prêmio de Inovação na categoria TECNOLOGIA SOCIAL (Região Sul e Nacional). De março a dezembro de 2019 contou com o patrocínio do Banrisul. Desde dezembro de 2017 conta com apoio e parceria da Philip Morris Brasil.

Esta ação tem como objetivo contribuir com a sustentabilidade social, econômica e ambiental de públicos em situação de vulnerabilidade e de risco social, econômico e alimentar, principalmente agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas, quilombolas, alunos de escolas rurais e urbanas e instituições assistencialistas.

Privilegia técnica e conceitualmente os princípios da produção de base ecológica, abordando questões culturais, étnicas, ambientais, alimentares, econômicas e medicinais.

Na origem do projeto, para a composição dos quintais foram adotadas cinco plantas frutíferas de 12 espécies, que foram anualmente ampliadas, chegando a 20 espécies e ocupando aprox. 1600 m². Desde 2017 são adotadas três plantas frutíferas de cada espécie (ocupando aprox. 1000 m²), que incluem pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja-do-rio-grande, araçá-amarelo, araçá-vermelho, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabiju, araticum, uvaia, videira, jabuticaba, guabiroba e butiá, selecionadas em função de suas características nutricionais, funcionais e adaptadas a região de clima temperado. Além das espécies frutíferas, também são cultivados feijão, milho, quatro cultivares de batata doce, duas cultivares de cebola e a espécie forrageira BRS Kurumi, assim como espécies de hortaliças e plantas medicinais.

De 2003 a 2004, através do Programa Fome Zero, foram implantados 11 Quintais no Rio Grande do Sul. De 2004 a 2016, através da parceria com a Eletrobras CGTEE foram implantados 1.806 Quintais e com recursos do prêmio FINEP de 2014 a 2017 foram implantados outros 274. A partir de 2017 através da parceria com a Philip Morris Brasil foram implantados 555 quintais. Em 2018 pelo Programa Banrisul de Patrocínios foram implantados 15 quintais. Totalizando 2.661 Quintais em 259 municípios, sendo 257 no Sul do Brasil e 2 no Uruguai, com 424.945 árvores plantadas, sendo 213.195 frutíferas e o restante de quebra-ventos. Atingindo assim 76.592 beneficiários diretos, sendo: 3.395 agricultores assentados, 9.405 agricultores familiares, 50.525 alunos, 2.772 indígenas, 927 quilombolas e 9.568 de instituições assistencialistas.

O Projeto recebeu as seguintes premiações e reconhecimentos: Certificação de Tecnologia Social, pela Fundação Banco do Brasil em parceria com a Petrobras; Tecnologia Ambiental, durante a 3ª Edição da Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente (FIEMA); Tecnologias Socioambientais - Setor Público, durante a 16ª Edição do Prêmio Expressão de Ecologia; Tecnologia Social Região Sul e Nacional, pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP); Em 2016 o Projeto foi reconhecido e incluído na Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO); Em 2017 recebeu o prêmio de parceiro da EFASC e; Em 2022 foi um dos 6 projetos/tecnologias apresentadas para que a Embrapa recebesse o prêmio internacional "FAO Champion Award 2022", que é considerado a mais alta distinção corporativa mundial em reconhecimento a contribuição significativa e notável para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

As tecnologias desenvolvidas no Projeto, tais como novas cultivares, conhecimento das propriedades funcionais dos alimentos que compõem o Quintal, assim como o processo de verticalização ou transformação e agregação de valor aos alimentos deverão promover a inclusão social de beneficiários, assim como, viabilizar a geração de emprego e renda. Cada Quintal Orgânico de Frutas constitui uma Unidade Demonstrativa ou de transferência de tecnologia dos produtos, processos e serviços gerados pela Embrapa e parceiros.

Público Alvo


  • Agricultores Assentados
  • Comunidades Escolares
  • Comunidades Indígenas
  • Comunidades Quilombolas
  • Agricultores Familiares
  • Outros

Kit Hortaliças


De 2012 a 2017 foi incluído o plantio de 10 espécies de hortaliças no interior do quintal, as quais a partir de 2017 foram substituídas pelo plantio de plantas medicinais.

Instituições Participantes


Frutas

Arquivos Úteis

  • 31/05/2015 18:59:11 (9 Anos Atrás)
    Informações básicas para implantação de quintais orgânicos de frutas.
  • 31/05/2015 18:58:57 (9 Anos Atrás)
    Informações básicas para implantação de quintais orgânicos de frutas.

© 2004-2024 Projetos Quintais Orgânicos de Frutas - Embrapa Clima Temperado