Resumo

Contribui para a segurança alimentar de famílias em áreas Rurais, Indígenas e Urbanas.

Objetivo


Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população.

Sobre


O projeto foi desenvolvido de 2004 a 2016 através da parceria Eletrobras CGTEE e Embrapa Clima Temperado. Desde 2013 conta também com o apoio da Finep por ter sido agraciado com o prêmio de Inovação na categoria TECNOLOGIA SOCIAL (Região Sul e Nacional). E a partir de dezembro de 2017 conta com apoio e parceria da Philip Morris Brasil.

Esta ação tem como objetivo contribuir com a sustentabilidade social, econômica e ambiental de públicos em situação de vulnerabilidade e de risco social, econômico e alimentar, principalmente agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas, quilombolas, alunos de escolas rurais e urbanas e instituições assistencialistas.

Privilegia técnica e conceitualmente os princípios da produção de base ecológica, abordando questões culturais, étnicas, ambientais, alimentares, econômicas e medicinais.

Para a composição dos quintais, são adotadas cinco plantas frutíferas, provenientes de um conjunto de 19 espécies, que incluem pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja-do-rio-grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabiju, araticum, uvaia, videira, jabuticaba, guabiroba e butiá, selecionadas em função de suas características nutricionais e funcionais. A partir de 2018, além das espécies frutíferas, feijão, milho, três cultivares de batata doce e a espécie forrageira BRS Kurumi, serão incluídos dez espécies de plantas medicinais, totalizando 35 produtos cultivados no interior de cada Quintal.

De 2004 a 2016, através da parceria com a Eletrobras CGTEE foram implantados 1.817 Quintais e com recursos do prêmio FINEP de 2014 a 2017 foram implantados outros 274. A partir de 2017 através da parceria com a Philip Morris Brasil foram implantados 60 quintais. Totalizando 2.151 Quintais em 204 municípios, sendo 202 no Sul do Brasil e 2 no Uruguai, com 390.745 árvores plantadas, sendo 183.495 frutíferas e o restante de quebra-ventos. Atingindo assim 65.121 beneficiários diretos, sendo: 3.359 agricultores assentados, 7.292 agricultores familiares, 42.064 alunos, 2.685 indígenas, 906 quilombolas e 8.604 de instituições assistencialistas.

O Projeto recebeu as seguintes premiações: Certificação de Tecnologia Social, pela Fundação Banco do Brasil em parceria com a Petrobras; Tecnologia Ambiental, durante a 3ª Edição da Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente (FIEMA); Tecnologias Socioambientais - Setor Público, durante a 16ª Edição do Prêmio Expressão de Ecologia; Tecnologia Social Região Sul e Nacional, pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Em 2016 o Projeto foi reconhecido e incluído na Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), e no ano de 2017 recebeu o prêmio de parceiro da EFASC.

As tecnologias desenvolvidas no Projeto, tais como novas cultivares, conhecimento das propriedades funcionais dos alimentos que compõem o Quintal, assim como o processo de verticalização ou transformação e agregação de valor aos alimentos deverão promover a inclusão social de beneficiários, assim como, viabilizar a geração de emprego e renda. Cada Quintal Orgânico de Frutas constitui uma Unidade Demonstrativa ou de transferência de tecnologia dos produtos, processos e serviços gerados pela Embrapa.

Público Alvo


  • Agricultores Assentados
  • Comunidades Escolares
  • Comunidades Indígenas
  • Comunidades Quilombolas
  • Agricultores Familiares
  • Outros

Kit Hortaliças


A partir de 2012 foi incluído o plantio de hortaliças no interior do quintal.

Instituições Participantes


Frutas

Hortaliças

Arquivos Úteis

  • 31/05/2015 18:59:11 (3 Anos Atrás)
    Informações básicas para implantação de quintais orgânicos de frutas.
  • 31/05/2015 18:58:57 (3 Anos Atrás)
    Informações básicas para implantação de quintais orgânicos de frutas.

© 2004-2019 Projetos Quintais Orgânicos de Frutas - Embrapa Clima Temperado