A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

Embrapa conquista premiação nacional do Finep - Notícias | Projeto Quintais

Notícias

Embrapa conquista premiação nacional do Finep

Publicado em 09/12/2009 pela Equipe de Comunicação do Projeto Quintais

A Embrapa Clima Temperado conquistou, através do projeto Quintais Orgânicos, o Prêmio Finep de Inovação 2009, na categoria Tecnologia Social. O troféu foi entregue na terça (8.12), no Palácio Itamaraty, em Brasília, pelo Ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, para o Chefe Geral da Unidade, Waldyr Stumpf Junior.

Além da Embrapa Clima Temperado, outros cinco troféus foram entregues na solenidade. Os demais premiados foram: Fundação Certi - Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (categoria Instituição de Ciência e Tecnologia); Angelus Indústria de Produtos Odontológicos (categoria Pequena Empresa); Opto Eletrônica (categoria Média Empresa); Natura Cosméticos (categoria Grande Empresa) e Roberto Zagonel (categoria Inventor Inovador).

"Este Prêmio desde o início teve um papel de vanguarda, já que doze anos atrás, a cultura da inovação ainda não era disseminada", disse o presidente da FINEP, Luis Fernandes, na cerimônia. O ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, leu carta do vice-presidente da República, José Alencar, homenageando os participantes. O ministro afirmou que o momento hoje é "especialmente positivo para o fomento da inovação no país, porque há, mais do que nunca, grande articulação de planos de ação em CT&I em diversos níveis de poder".

"É uma satisfação muito grande a Embrapa Clima Temperado ter chegado à final do Prêmio Finep de Inovação 2009 e ser o vencedor nacional na categoria Tecnologias Sociais. Isso confirma a importância do projeto de transferência de tecnologia, desenvolvido desde 2004, voltado para a segurança alimentar, ambiental e social. A idéia é contribuir com todos esses quesitos nas áreas rurais, indígenas, quilombolas e urbanas", destacou o Chefe Geral da Embrapa Clima Temperado.

Waldyr salientou a relevância da premiação, pois considera seu significado como um reconhecimento social do trabalho realizado pela Embrapa, através de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação. "Uma coisa é ganhar o prêmio na área de inovação tecnológica - área específica de atuação da instituição; outra é ganhar por uma tecnologia social, isso demonstra que nossas tecnologias estão sendo apropriadas pela sociedade, que tem capilaridade", concluiu.

"Para a Embrapa Clima Temperado é muito importante ter vencido um prêmio oferecido pela Finep, uma conceituada e importante instituição do país", declarou o supervisor de transferência de tecnologia da Unidade e coordenador do projeto Quintais Orgânicos, Fernando Costa Gomes.

O julgamento dos finalistas ocorreu na segunda (8.12), também em Brasília, quando os finalistas fizeram apresentações de seus projetos, empresas e instituições para uma equipe de 17 jurados, formada por membros de diversas entidades dos setores empresarial, acadêmico e do Governo. Segundo a Finep, este ano, o Prêmio recebeu 571 inscrições, número que superou as expectativas dos coordenadores e a quantidade de candidatos em 2008, em todas as regiões do país.

Conheça o projeto Quintais Orgânicos - O projeto “Quintais Orgânicos de Frutas” é coordenado e executado pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), com financiamento da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) e do Sistema Eletrobras e com apoio da Fundação de Apoio a Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário Edmundo Gastal (Fapeg). Desenvolvido para compor o Programa Fome Zero, em 2004, o projeto já implantou mais de 910 pomares na Região Sul, totalizando 63 mil árvores frutíferas orgânicas. Os Quintais Orgânicos privilegiam, técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica, contribuindo para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, quilombolas, indígenas e escolas do campo e da cidade. Enfoca diversos aspectos da sustentabilidade, através de questões culturais, étnicas, ambientais, alimentares, educacionais, econômicas e medicinais. Cada quintal é constituído de cinco mudas de, pelo menos, 16 espécies de frutas como: pêssego, figo, laranja, limão, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, guabijú, uvaia, jabuticaba e guabiroba.

© 2004-2024 Projetos Quintais Orgânicos de Frutas - Embrapa Clima Temperado