A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

Equipe do Projeto Quintais visita Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - Notícias | Projeto Quintais

Notícias

Equipe do Projeto Quintais visita Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul

Publicado em 27/11/2014 pela Equipe de Comunicação do Projeto Quintais

Na última terça-feira (25), a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul recebeu a visita do coordenador do Projeto Quintais Orgânicos de Frutas, Fernando Costa Gomes, e da sua equipe técnica, para desenvolvimento de atividades relativas ao Projeto Quintais Orgânicos de Frutas, desenvolvido desde 2004, através da parceria firmada entre Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado.

A Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, mais conhecida como EFASC, possui um modelo diferenciado de educação para a juventude do campo. Sua metodologia consiste em trabalhar a partir da realidade vivenciada pelo jovem, formando-os como agricultores e agricultoras, como atores de transformação do meio rural.

A EFASC possui um processo educativo que mistura os trabalhos diários no campo com o cotidiano da sala de aula, através de conteúdos e métodos de ensino-aprendizagem embasados na realidade do educando e fundamentado na Pedagogia da Alternância, ou seja, uma educação adequada à realidade camponesa, em especial aos jovens rurais, que permanecem uma semana na escola, em regime de internato, e outra semana junto à família, onde recebem a visita dos professores para acompanhar a aplicação das práticas dos conhecimentos.

A instituição teve inicio em 2009, uma das primeiras a ser desenvolvida com essa metodologia no Rio Grande do Sul. Logo após, surgiram a Escola Família Agrícola de Vale do Sol e a Escola Família Agrícola da Serra Gaucha. Atualmente, está em processo avançado de articulação, iniciativas para a criação da Escola Família Agrícola de Canguçu. Em 2010, surgiu a parceria entre EFASC e a Embrapa Clima Temperado, que hoje, é uma das 29 parceiras da instituição.

Parceria esta que é muito valorizada pela instituição. Segundo a coordenadora pedagógica, Cristina Vergutz, esta foi fundamental porque engrandeceu a escola. “Percebemos que não estamos sozinhos, que existem gente e instituições que pensam e agem como a gente. Existem mais alternativas de renda, além do fumo que podem diversificar a matriz produtiva da agricultura familiar. Ao invés de comprar, podemos produzir nosso alimento e garantir a segurança alimentar das famílias. É o que queremos passar para nossos alunos”, contou.

Para Cristina, ter o apoio dos quintais orgânicos foi essencial, pois vêm mostrando aos estudantes na prática o que é dito em sala de aula, além de poder se constituir, também, em uma alternativa ao tabaco, que é a principal fonte de renda da região.

Os quintais orgânicos que inicialmente eram distribuídos aos formandos, atualmente são para os jovens do 1º e 2º ano, isso porque os estudantes terão mais tempo para implementar e socializar praticas de manejo e condução dos quintais, melhorando o aprendizado. Além disso, a escola consegue também, proporcionar um maior acompanhamento ao quintal durante os três anos de estudo, contou o professor da área de agricultura familiar, Evandro Silveira. “Visitamos duas vezes por ano as famílias para acompanhar e orientar e não haver a perda do quintal. Esse é o nosso trabalho aqui, preparar o estudante e sua família para receber e adotar as tecnologias agroecológicas” completou Cristina.

Entre os alunos beneficiados, a equipe do projeto visitou a residência de dois estudantes do 3º ano, Rafael Fernando Schroeder de 17 anos, e Eduardo Ebert de 19, ambos contemplados em 2013. A primeira parada foi no interior de Vera Cruz, em Linha Ferraz, na casa da família de Rafael. Para o estudante, a importância de ter sido contemplado está no fato de futuramente as espécies e cultivares que constituem o quintal estimularem a família a ampliarem a área de plantio com alguns dos alimentos cultivados no quintal, visando à ampliação da geração de renda, além de auxiliar na alimentação da família. O Pai, Luiz Carlos Schroeder, sente-se muito feliz com a motivação do filho. “É bom ver isso, ele tá bem satisfeito e interessado. Se fosse em outra escola talvez ele não tivesse tanto interesse na área”, contou.

Já na localidade Alto Ferraz, também em Vera Cruz, fomos recebidos pela mãe de Eduardo, Selga Ebert, que nos levou para conhecer o quintal. Selga conta que adorou que Eduardo foi estudar na EFASC, pois para ela, ele aprendeu muita coisa que eles não sabiam e foi de grande ajuda. Eduardo enche os olhos de orgulho pra falar, “agora meu pai me pede opinião do que fazer. Me incentiva a ficar em casa. Gosto muito da escola por isso, em função de aprender novas práticas”, disse o estudante.

Para ele ter sido contemplado pelo projeto foi importante, pois resgatou algumas espécies frutíferas que ele conheceu quando criança, e que se perderam, como o araçá e a pitanga. Além de ter a possibilidade de produzir os 38 alimentos que compõe o quintal orgânico proporcionando uma alimentação abundante, garantindo a segurança alimentar e com a possibilidade futura de geração de renda.

Atualmente, a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, possui 112 alunos matriculados no ano letivo, e 192 já formados pela instituição. São 13 profissionais que compõem a equipe de professores que trabalham na formação desses jovens, e já foram distribuídos e implantados mais de 100 quintais orgânicos desde 2010.

© 2004-2024 Projetos Quintais Orgânicos de Frutas - Embrapa Clima Temperado