A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

Equipe técnica visita quintal no município de Morro Redondo-RS - Notícias | Projeto Quintais

Notícias

Equipe técnica visita quintal no município de Morro Redondo-RS

Publicado em 10/10/2014 pela Equipe de Comunicação do Projeto Quintais

A equipe do Projeto Quintais na ultima quarta-feira (8), prestou assistência a um dos quintais orgânicos implantados no município de Morro Redondo. Os beneficiados foram seu Gilson Schwanz de 45 anos, e sua esposa Márcia Garcia Schwanz de 46.

Casados há 25 anos conta que ficou sabendo do projeto pela Emater, uma de nossas parceiras. Gilson disse que logo se interessou, recebeu os insumos e começou a preparar a terra para o plantio. O quintal orgânico chegou para a família no ano passado, mas já se percebe os frutos dos cuidados da família.

Com aproximadamente 15 hectares de terra, o agricultor, que recebeu um quintal orgânico com 18 espécies frutíferas, sendo 5 mudas de cada espécie, 13 de hortaliças, feijão, milho, abóbora e melancia, hoje já apresenta um quintal expandido, com plantações de marmelo, pera, alho, cenoura, gengibre, ameixa, chuchu, amendoim, milho, laranja crioula e do céu, limão Taiti e siciliano, bergamota poncã, hortelã, e também uma horta e uma planta de canela no local.

A planta de canela foi presente de um amigo de Sapucaia do Sul. A árvore já adulta abastece a família com canela há aproximadamente 12 anos.

Foi através da contribuição do projeto e de alguns vizinhos que seu Gilson e dona Marcia foram expandindo sua plantação, e assim, tiram o sustento da família todo mês. Gilson conta que conseguiu comprar outras espécies com a comercialização dos frutos e hortaliças, mas que isso só foi possível porque recebeu essa ajuda. Hoje, o seu objetivo é ter alimento para o abastecimento da família e excedente para comercializar, toda semana, meta que o agricultor ainda não alcançou.

É perceptível ao conversar com o casal, o orgulho que sentem do cuidado e dedicação depositados em suas plantações, os dois sentem-se agradecidos e contam como o projeto ajudou a melhorar sua qualidade de vida. “Melhorou bastante de um ano pra cá, é bom poder produzir frutas diferentes, nós ficamos muito felizes com a ajuda”, disse o agricultor.

O projeto de 2003 a 2014 vem promovendo o intercambio e transferência de tecnologias, contribuindo para a segurança alimentar e diversificação da produção dos beneficiários como seu Gilson, hoje, são mais de 1.800 quintais orgânicos já implantados, nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Uruguai.

© 2004-2024 Projetos Quintais Orgânicos de Frutas - Embrapa Clima Temperado