A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

Projeto Quintais amplia participação na Região Sudoeste do Rio Grande do Sul - Notícias | Projeto Quintais

Notícias

Projeto Quintais amplia participação na Região Sudoeste do Rio Grande do Sul

Publicado em 06/10/2014 pela Equipe de Comunicação do Projeto Quintais

Na semana passada, a equipe do Projeto Quintais viajou até os municípios de Dom Pedrito, Santana do Livramento e Hulha Negra, para entrega de mais dois quintais orgânicos e vistoria em alguns dos demais já implantados na região. A primeira parada foi no município de Dom Pedrito, onde o projeto beneficiou alunos e professores da Universidade Federal do Pampa da cidade, a Unipampa.

Nossa equipe foi recebida na quarta-feira (01), pela Diretora do Campus, Nadia Bucco, o Coordenador Administrativo em exercício, Joni Cordero e pelo Professor do Curso de Enologia, Vagner Brasil Costa. Segundo o Coordenador Administrativo, Joni Cordero, o quintal orgânico servirá de objeto de estudo para cerca de 500 alunos, principalmente dos cursos de Enologia, Tecnologia em Agronegócio, Ciências da Natureza e Educação no Campo.

Durante a viagem ao município, também vistoriamos o quintal orgânico da Escola Estadual de Educação Profissional da cidade, implantado esse ano. Fomos recebidos pelo Diretor do colégio, Manoel Francisco Duarte Antunes, que mostrou a evolução das plantas frutíferas, e informou que lá o quintal também será usado como objeto de estudo por cerca de 300 alunos das áreas de agropecuária e administração.

Para Fernando Costa Gomes, coordenador do Projeto Quintais, é ótimo poder beneficiar também esse público. "O projeto é uma plataforma de transferência de tecnologia. O objetivo é acrescentar novas tecnologias nos quintais, sempre agregando sustentabilidade social, ambiental e econômica. E poder repassar esses valores para quem pretende trabalhar nessas áreas futuramente é muito importante, contribuindo com segurança alimentar e a produção de alimentos saudáveis dentro dos princípios da produção orgânica".

A segunda parada foi no município de Santana do Livramento, onde a equipe do projeto vistoriou alguns quintais orgânicos que foram implantados nos últimos anos. Um deles foi o quintal de seu Antônio Eduíno Silva, de 58 anos. Seu Eduíno é um dos Quilombolas da região sudoeste do Rio Grande do Sul, que foi contemplado pelo projeto em 2005. Na época, recebeu 80 plantas de dezesseis espécies frutíferas.

Hoje, 9 anos após o plantio, já se percebe os frutos de sua boa vontade e dedicação. Seu quintal já foi noticiado no Anuário Brasileiro da Agricultura Familiar 2014, e na Revista Embrapa 2014. Além disso, é através dele que seu Eduíno beneficia mais dez famílias de quilombolas próximas à localidade, pois a produção que alimenta sua família, também alimenta alunos de escolas locais e idosos. Pelo seu trabalho social, seu Eduíno foi contemplado com mais um quintal que está em fase de implantação.

Além dele, o projeto vistoriou também no município o quintal orgânico do seu Leoclides Cantome, Assentado da região. Seu Leoclides foi beneficiado em 2007 e junto do filho, Luiz Eduardo da Rocha, expandiu a área implantada, que hoje já conta com a produção de hortaliças e outras espécies frutíferas.
Em Hulha Negra, vistoriamos o quintal orgânico da dona Elaine Maria Terra Lima, Assentada da região que foi beneficiada pelo projeto esse ano. Mesmo em poucos meses, já se percebe o progresso no quintal, que atualmente, conta com o cultivo de hortaliças na área implantada.

O Projeto Quintais Orgânicos de Frutas: Contribuição para Segurança Alimentar em Areas Rurais, Indígenas e Urbanas, que teve início em 2004, atualmente disponibiliza 18 espécies frutíferas, sendo 5 mudas de cada espécie, 13 hortaliças, feijão, milho, abóbora e melancia, e já implantou mais de 1.800 quintais orgânicos, nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Uruguai.

© 2004-2024 Projetos Quintais Orgânicos de Frutas - Embrapa Clima Temperado