A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

Projeto Quintais Orgânicos de Frutas é avaliado por parceiros - Notícias | Projeto Quintais

Notícias

Projeto Quintais Orgânicos de Frutas é avaliado por parceiros

Publicado em 08/07/2009 pela Equipe de Comunicação do Projeto Quintais

Na quinta (9.7) reuniram-se na Sede da Embrapa Clima Temperado cerca de 20 integrantes do Projeto Quintais Orgânicos. O objetivo da reunião foi apresentar aos parceiros: Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), Eletrobras e Fapeg, os resultados obtidos pelo projeto no período de 2004 a 2008.

O coordenador do Projeto e Supervisor da Área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Clima Temperado, Fernando Costa Gomes, fez a apresentação dos resultados para os participantes. “Sempre conquistamos mais do que pretendíamos, nossas metas foram alcançadas com sucesso. O que comprova isso é a implantação de 770 quintais até agora”, afirma ele. Ele acrescenta ainda que no Rio Grande do Sul, os quintais podem ser encontrados em 80 municípios; no Paraná, em três municípios; em Santa Catarina, cinco municípios e até mesmo no Uruguai, em dois municípios.

Eles estão distribuídos em assentamentos, comunidades quilombolas e indígenas, escolas, agricultores familiares e outros beneficiando até agora quase 30 mil pessoas. Segundo a pesquisadora da Unidade e integrante do Projeto, Márcia Vizzotto, é preciso restabelecer uma cultura alimentar com as pessoas. “Os quintais dentro das escolas são estratégicos, já que as crianças aprendem a cuidar e a comer frutas sempre. Elas passam esse hábito adiante, para sua família, o que pode prevenir doenças crônicas como o câncer”, diz a pesquisadora. Márcia trabalha com a área de propriedade funcional das frutas e pesquisa as cultivares que fazem parte do projeto.

Segundo o Gerente de Divisão de Projetos Socioambientais da Eletrobras, Alexandre Farias Benjamim, a instituição a qual os projetos são vinculados é de suma importância para tranqüilizar as empresas que o apoiam. “A Embrapa desenvolve um trabalho sério e respeitado. Isso nos dá segurança para investir no Projeto Quintais Orgânicos de Frutas, que gera renda, segurança alimentar e contribui com o problema da fome”, diz Alexandre.

Também presente na reunião, a Coordenadora de Responsabilidade Social da CGTEE, Cecilia Hypolito, diz que algumas das obras realizadas pela empresa são amenizadas com esse trabalho ambiental. “O projeto cumpre três funções importantes para a nossa empresa: econômica, social e ambiental. Além disso, ele possibilita a geração de uma renda alternativa importante às famílias e pode ajudar no resgate de espécies nativas”, finaliza.

© 2004-2024 Projetos Quintais Orgânicos de Frutas - Embrapa Clima Temperado