A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

Projeto Quintais Orgânicos na 37ª Feira do Livro - Notícias | Projeto Quintais

Notícias

Projeto Quintais Orgânicos na 37ª Feira do Livro

Publicado em 30/10/2009 pela Equipe de Comunicação do Projeto Quintais

Parceira permanente e estratégica da Feira do Livro de Pelotas, a Embrapa Clima Temperado, unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA, já definiu sua participação no evento deste ano, com uma programação voltada para a apresentação de seus principais projetos em desenvolvimento. Serão 14 trabalhos de destaque mostrados com agenda pré-determinada durante o período de realização da feira, que acontece entre os dias 30 de outubro e 15 de novembro, na Praça Coronel Pedro Osório, em Pelotas.

Projetos em exposição

Quintais Orgânicos (pomares familiares), Sabor Nativo ( novos produtos com frutas regionais), Projeto Xisto Agrícola ( Fertilizantes), Projeto Marca/Arroz (manejo racional da cultura), Projeto CONFIE ( parceria INCRA/ Fapeg para assentados da reforma agrária), Gestão Ambiental, Projeto Memória ( resgate da pesquisa regional), Agroecologia e Agricultura Familiar, Agroenergia (etanol), Fruticultura, Gado de Leite, Agrobiodiversidade e Embrapa-Escola.

Ações de destaque

Uma exposição fotográfica de flores do bioma Pampa será uma das atrações do espaço da Embrapa que completará com o lançamento do livro “Cores e formas no Bioma Pampa-Plantas Ornamentais e Nativas”, de autoria de Elizabete Stumpf, Gustavo Heiden e Rosa Lia Barbieri, marcado inicialmente para o dia 10 de novembro. Outra atividade importante será o lançamento do livro de Fruticultura-Fundamentos e Práticas, de forma eletrônica, disponível a todos os interessados na área. Segundo o pesquisador Jair Nachtigal, esse é um manual da fruticultura, onde várias universidades utilizam como bibliografia básica de disciplinas curriculares, onde será possível neste novo formato atualizá-lo de maneira permanente.”São mais de 400 páginas com ilustrações”, conta Nachtigal. A obra é de responsabilidade de José Carlos Fachinello, Jair Costa Nachtigal e Elio Kersten. Um espaço para publicações técnico-científicas, sobre os mais variados temas, também estarão sendo disponibilizados ao público interessado.

Flora Ornamental Nativa do Bioma Pampa é lançada na Feira do Livro

A Embrapa Clima Temperado está desenvolvendo ações de pesquisa em plantas nativas do Bioma Pampa com potencial ornamental desde 2003, através de projetos de pesquisa conduzidos com apoio da Fapergs, do CNPq e da Embrapa.Como resultado deste trabalho, a engenheira agrônoma e doutora em Produção Vegetal, Elisabeth Regina Tempel Stumpf, a pesquisadora doutora em Genética e Biologia Molecular, Rosa Lia Barbieri e o biólogo e mestre em Botânica, Gustavo Heiden, lançarão o livro “Cores e formas no Bioma Pampa – plantas ornamentais nativas” em novembro, na 37ª Feira do Livro Pelotas. Este já foi apresentado no estande da Embrapa, na 32ª Expointer, de agosto a setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS). A publicação do livro atende aos interesses de diferentes públicos, incluindo pesquisadores, profissionais das áreas de Agronomia, Botânica e Arquitetura. O livro apresenta mais de 100 espécies vegetais com características estéticas apropriadas ao cultivo de plantas ornamentais, com fotografias acompanhadas da identificação taxonômica, nome popular, habitats de ocorrência, descrição morfológica com ênfase nas características ornamentais, fenologia e indicações de uso.

A pesquisadora Rosa Lia Barbieri lembra que o livro foi editado com a intenção de divulgar e valorizar as plantas do Bioma Pampa, servindo como subsídio para pesquisas sobre propagação e cultivo dessas espécies.

Projeto Memória Embrapa

O Projeto Memória, propõe a divulgação do legado histórico da Embrapa para compartilhar com aqueles que fazem, ou fizeram, parte de sua trajetória, possibilitar o exame da contribuição da instituição tanto para a pesquisa agropecuária nacional como para diversos âmbitos da esfera social brasileira e busca, ainda, dessa forma valorizar sua identidade como um todo, compreender seu desenvolvimento no contexto histórico, sociocultural e econômico, uma vez que o passado e o presente da Embrapa se misturam à própria história da pesquisa pública agropecuária do Brasil.

Par resgatar ainda mais a história e torná-la mais próxima, uma das integrantes da ação, a historiadora Viviane de Oliveira conta que o projeto a “Casa de Verão da Baronesa” será pré-publicado na 37º Feira do Livro e tem como princípio ser um memorial composto dos projetos das Minibibliotecas, Escola Ambiental e Escola Embrapa. A apresentação oficial do projeto acontecerá no mês de dezembro.

© 2004-2024 Projetos Quintais Orgânicos de Frutas - Embrapa Clima Temperado