A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

Projetos do Sul e do Norte do Brasil Intercambiam Inovações e Experiências - Notícias | Projeto Quintais

Notícias

Projetos do Sul e do Norte do Brasil Intercambiam Inovações e Experiências

Publicado em 24/12/2014 pela Equipe de Comunicação do Projeto Quintais

Na ultima semana a equipe do projeto Quintais Orgânicos de Frutas, desenvolvido pela parceria Embrapa Clima Temperado e Eletrobrás CGTEE com o apoio da FINEP, por ter conquistado o “Prêmio FINEP de Inovação em Responsabilidade Social” em 2009, viajou a Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde desenvolveu diversas atividades de intercâmbio tecnológico junto ao projeto “Uso da Tecnologia da Extração a Vapor para produção de Sucos no Sertão do Apodi”, coordenado pelo professor Vinicius Claudino da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM/UERN) e vencedor do Prêmio Santander “Universidade Solidária”.

O projeto do professor Vinicius, que tem diversas parcerias e apoios, incluindo a EMBRAPA, é desenvolvido principalmente no município de Apodi. O projeto contribui para a estruturação e capacitação de diversos agricultores familiares, com o objetivo de desenvolver produtos inéditos, como doces, sucos, néctar, geleias, desidratados, barras de cereal dentre outros, utilizando a abundante oferta de matéria-prima, muitas vezes desperdiçada nas propriedades, como caju, manga, goiaba, acerola, cajarana e abacaxi e qualificá-los para acesso a mercados diferenciados. Na oportunidade, as equipes visitaram o ponto de venda como a Bodega que comercializa os produtos com o selo “Terra Firme” e a Cooperativa Central da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, onde foi apresentado o projeto Quintais Orgânicos de Frutas, desenvolvido na Região Sul do Brasil, seus objetivos e principais impactos e inovações nos dez anos de existência.

Também ocorreram duas reuniões técnicas com cooperados, beneficiários e parceiros da Cooperativa e visita as instalações. Na sequência também foi visitada a Associação de Mini Produtores de Córrego e Sítios Associados, onde foram feitas diversas atividades, como a elaboração de suco de manga, degustação e avaliação de produtos e apresentadas tecnologias e processos que possam ser implementados na fabricação e comercialização dos produtos. Na continuidade ocorreu, ainda, visita ao viveiro e a Unidade de Beneficiamento de Castanha de Cajú Córrego- Apodi-RN da COOPAPI e a propriedade rural de Raimundo Evanilson da silva que possui em seu quintal, a semelhança do projeto Quintais do Sul, diversas espécies de frutas e emprega tecnologia social amplamente utilizada na região do semiárido, “Programa Água Para Todos”, para retenção, armazenagem e otimização no uso da água, as cisternas de placas, sendo a sua a de número 495.038.

Finalizando a agenda prevista ocorreu uma reunião com o Vice-Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professor Aldo Gondim Fernandes onde, entre diversos temas, discutiu-se a efetivação de convênio de Parceria e Intercâmbio Tecnológico entre as Instituições. Participaram dessa atividade, pelo projeto Quintais Orgânicos de Frutas, pesquisador e Chefe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Jair Costa Nachtigal, a pesquisadora da área de Propriedades Funcionais dos Alimentos Márcia Vizzotto, da área de Tecnologia de Alimentos Ana Cristina Krolow e o Coordenador Técnico do projeto Fernando R. Costa Gomes.

© 2004-2024 Projetos Quintais Orgânicos de Frutas - Embrapa Clima Temperado