Notícias

Quintais orgânicos recebe prêmio Fiema 2008

Publicado em 12/11/2008 pela Equipe de Comunicação do Projeto Quintais

O projeto Quintais Orgânicos de Frutas, executado pela Embrapa Clima Temperado, foi reconhecido como a melhor iniciativa ambiental, contribuindo com a redução dos impactos ambientais e com a promoção da sustentabilidade. O reconhecimento foi feito através do prêmio Fiema 2008, entregue em solenidade realizada em Bento Gonçalves, durante a terceira edição da Feira Internacional de tecnologias para o Meio Ambiente (Fiema).

O projeto Quintais Orgânicos de Frutas foi selecionado entre os 74 projetos que concorreram na categoria ambiental. De acordo com o coordenador do projeto e supervisor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Clima Temperado, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Fernando Costa Gomes, o prêmio Fiema 2008 é mais um indicativo de que o projeto Quintais Orgânicos está no caminho certo, já que se trata de uma avaliação realizada por especialistas imparciais e que não possuem vínculo com o projeto. O projeto tem como objetivo introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de Quintais Orgânicos de Frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. “Essa conquista motiva ainda mais a equipe, que tem superado as metas estabelecidas durante os cinco anos de existência do projeto e, graças a participação efetiva dos colaboradores internos e externos, estamos chegando ao fim de 2008, com mais 241 quintais implantados, atingindo a marca de 888 quintais em quatro anos”, disse.

Ele conta que atualmente existem mais de 25.000 beneficiários diretos, tais como: agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades quilombolas e indígenas, escolas rurais e urbanos. “Os Quintais estão distribuídos em 80 municípios dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Algumas iniciativas, em caráter experimental, estão surgindo inclusive no exterior, através de contatos iniciais com o Uruguai”, informou Fernando.

Este é o segundo prêmio que o Projeto conquista alcança em 2008. Até o final do ano, deverá receber ainda o troféu do prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Tecnologias Sócio-ambientais, Empresa Pública, que será entregue em Santa Catarina. “Além da participação dos colegas da Embrapa, devemos ressaltar o trabalho incansável dos 15 bolsistas que atuam direta e exclusivamente no projeto, bem como a participação dos colaboradores externos e técnicos da Emater/RS-Ascar, de Secretarias Municipais da Educação e Agricultura, Ongs e outros parceiros”, afirmou Fernando.

O coordenador do projeto também ressalta a importância do apoio financeiro que o projeto recebe da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) e do Grupo Eletrobras, assim como a participação da Fundação de Apoio a Pesquisa Edmundo Gastal (Fapeg), no gerenciamento dos recursos financeiros.

Na ocasião, o projeto Minibibliotecas, desenvolvido pela Embrapa Informação Tecnológica também foi premiado na categoria Educacional. O projeto compreende a elaboração e distribuição de produtos de informação, relacionadas à produção agropecuária e de alimentos de qualidade, respeitando a realidade das comunidades rurais nas diversas regiões. Cada Minibiblioteca é composta por 108 títulos de publicações impressas, 40 títulos do programa de rádio Prosa Rural e 38 títulos de vídeos do programa ‘Dia de Campo na TV’, editados pela Embrapa Informação Tecnológica.

Cerca de 250 expositores de diversos países e regiões estiveram presentes na Fiema 2008 apresentando suas inovações e tecnologias ambientais. Quatro Unidades da Embrapa participaram do evento, agregando valor ao estande institucional: Clima Temperado (Pelotas/RS), Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS), Suínos e Aves (Concórdia/SC) e Transferência de Tecnologia (Brasília/DF).

© 2004-2020 Projetos Quintais Orgânicos de Frutas - Embrapa Clima Temperado