A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

Técnicos e agricultores assistidos pelo Capa participam de Dia de Campo realizado pela Embrapa - Notícias | Projeto Quintais

Notícias

Técnicos e agricultores assistidos pelo Capa participam de Dia de Campo realizado pela Embrapa

Publicado em 26/09/2014 pela Equipe de Comunicação do Projeto Quintais

A Embrapa Clima Temperado recebeu nesta sexta-feira, 26 de setembro, em sua Sede e na Estação Experimental da Cascata, técnicos e agricultores assistidos pelo Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA). O objetivo da visita foi promover o intercambio de conhecimentos e tecnologias aos técnicos e agricultores, trazendo assim, alternativas para que estes possam diversificar sua matriz produtiva na agricultura familiar.

A recepção ocorreu por volta das nove horas, na sede da Embrapa. Durante a manhã, foram apresentadas diversas atividades, como alternativas de diversificação para agricultura familiar no manejo e cultivo de frutas como morango e amora-preta, assim como hortaliças, batata e batata-doce.

À tarde, já na Estação Experimental Cascata, os técnicos e agricultores assistidos pelo Capa foram recepcionados pelo supervisor da EEC, Carlos Alberto Barbosa Medeiros. Dentre as diversas atividades desenvolvidas na visita, foi apresentado pelo coordenador técnico do Projeto Quintais Orgânicos de Frutas, Fernando R. Costa Gomes, as tecnologias de produção de mudas no viveiro do Projeto Quintais na Estação Experimental Cascata.

O projeto, que teve início em 2004, atualmente disponibiliza 18 espécies frutíferas, sendo 5 mudas de cada espécie. Em 2013, também foram incluídos nos quintais, em parceria com a Embraba Hortaliças, 13 espécies de hortaliças, milho, feijão, abóbora e melancia. Em 2014, o projeto integrou também 3 cultivares de batata doce, amélia, rubissol e cuia, totalizando 38 alimentos nos quintais orgânicos.

Neste ano, através do convênio com a Eletobras CGTEE, que em 9 de dezembro estará contemplando 10 anos de parceria, foram implantados 252 quintais. E com os recursos do Prêmio FINEP, por ter sido avaliado como o melhor projeto de Inovação na categoria de Tecnologia Social - Região Sul e Nacional em 2009, já foram implantados mais 200 quintais.

A implantação dos quintais orgânicos com seus impactos socioambientais, de 2004 a 2014, já beneficiaram mais de 1.800 agricultores, assentados da reforma agrária, quilombolas, indígenas, comunidade escolar e outras instituições assistencialistas, situados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Uruguai.

Segundo Fábio André Mayer, engenheiro agrônomo do Capa, e um dos organizadores do Dia de Campo, a visita dos agricultores familiares é importante, pois é através dela que eles podem entrar em contato com novos conhecimentos e tecnologias. Para ele a ideia é praticar uma agricultura sustentável e diversificada.

Cerca de 100 pessoas dos municípios de Turuçu, Arroio do Padre, Pelotas e São Lourenço, participaram da visita. O Dia de Campo é uma atividade desenvolvida em parceria MDA e Capa, e já possui 2 anos de funcionamento, contando com o apoio da Embrapa.

© 2004-2024 Projetos Quintais Orgânicos de Frutas - Embrapa Clima Temperado